quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Da Arte Barroca ou A Pérola Falsa

Não há algo mais Barroco no mundo senão a própria humanidade.

"Dinanzi a me non fuor cose create
se non etterne, e io etterna duro."
Canto III; Inferno - Dante Alighiere
O homem, por mais que seja estruturada sua sociedade, necessita de uma válvula de escape do seu cotidiano, um anticotidiano, uma irrealidade. Trabalhamos com essa fuga, a fuga da realidade. A Arte, somente ela, é a responsável pela manutenção do ser humano como "gestor" fundamental do planeta Terra. Outros animais possuem linguagem própria, podem organizar-se em sociedade e realizar uma infinita gama de atividades associadas ao homem, exceto uma: a arte.
E é por essa que este blog compreende-se. O homem viveu séculos sem moeda, sem monarcas ou presidentes, sem o zero (vale ressaltar que Alexandre - o Grande - conquistou quase todo o mundo conhecido em sua época sem o conhecimento da unidade do vazio). Por isso essa proposição barroca: ser humano e ser arte ao mesmo tempo. Corpo e Conceito: Literatura, Artes Plásticas, Cinema, Música, História (uma espécie de arte, só que com datas e cartas marcadas), Teatro, Comportamento (a única parte humana tão arte quanto carne) e Esporte (uma espécie de Arte periférica, mas ainda assim é arte ¬¬).
De Dante, o Inferno se lê o que é este blog. Lasciate ongi speranza voi ch'entrate; Deixai mesmo a esperança, vós que entrais, pois será desconstruído e reconstruído.

Desejamos a você uma boa Epifania.
A Elite do Casarão Agradece.

Daniel Fernandes Vilela


Em Off:

"O Casarão" foi uma idéia surgida de um bate-papo sobre blogs na aula de Língua Portuguesa. Algumas mentes, insanas ou não, acabaram por achar a idéia de um blog comunitário sobre o mundo, tentando ou não mudá-lo, nos mais diversos níveis da sociedade: arte, política, história, cultura geral, literatura, música, cinema.

Somos compostos por 6 pessoas: Brunela, Daniel, Gabriela, Juliana, Leandro, Murilo.

O nome do Blog deriva de uma casa velha no centro da cidade que a família de um dos colaboradores desse blog possui no Centro de Vitória.

2 comentários:

Cinéfilo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Cinéfilo disse...

É isso.
A coisa tende a se multiplicar. Dar frutos, como a tal árvore que Eva amou.
Parabéns a vocês e sucesso ao blog.
Dante, onde quer que esteja, torce também.