
Em que hipótese acreditar?
Que morreu numa banheira em Paris de Overdose? ou assassinado pelas autoridades do governo americano?
O vocalista da fantástica banda de Rock, The Doors, chamado Jim Morrison era ou é um dos mais ilústres cantores da história do Rock.
Morrison afirmava que seu talento de escrever músicas e poemas vinha de um acontecimento que marcou sua vida. Que ele descreve assim :
"A primeira vez que descobri a morte… eu, os meus pais e os meus avós, íamos de automóvel no meio do deserto ao amanhecer. Um caminhão carregado de índios, tinha chocado com outra viatura e havia índios espalhados por toda a auto-estrada, sangrando. Eu era apenas um miúdo e fui obrigado a ficar dentro do automóvel enquanto os meus pais foram ver o que se passava. Não consegui ver nada – para mim era apenas tinta vermelha esquisita e pessoas deitadas no chão, mas sentia que alguma coisa se tinha passado, porque conseguia perceber a vibração das pessoas à minha volta, então de repente apercebi-me que elas não sabiam mais do que eu sobre o que tinha acontecido. Esta foi a primeira vez que senti medo... e eu penso que nessa altura as almas daqueles índios mortos – talvez de um ou dois deles – andavam a correr e aos pulos e vieram parar à minha alma, e eu, apenas como uma esponja, ali sentado a absorvê-las."
De acordo com os pais de Morrison, tal incidente nunca havia ocorrido.
Desde então Morrison afirmava que tinha sido possuido por um espirito indigena que o ajudava a compor seus poemas e músicas.
Jim levava uma vida boêmia na Califórnia, frequentando a Universidade da Califórnia em Los Angeles, formando-se no curso de cinema ele continuou sua vida dormindo nas ruas e lendo vários livros. Encontrou mais tarde seu ex colega de faculdade Ray Manzarek e decidiram depois de uma leitura de poemas montar uma banda de rock, juntamente com Robby Krieger e John Densmore surgindo The Doors.
Morrison era conhecido por mudar completamente em seus shows, caindo e se retorcendo no chão cantando suas músicas, sempre estava bebado e foi preso inúmeras vezes por desrespeito as autoridades. Não gostava de ser chamado de bebado mas sim de um grande poeta.
Não sabemos ao certo qual foi o fim de Morrison se está morto, ou vive por aí, mas creio que sua contribuição ao rock já foi o bastante, sendo assim eternizado.
ps: sei que hoje não é meu dia de postar mas tive uma inspiração momentânea e não tive como conter. Mil desculpas aos meus amigos.
5 comentários:
Esse dia de postar é mais pra evitar bagunças como todo mundo postando no mesmo dia, mas um ou dois posts no mesmo dia é extremamente interessante.
Eu já tinha visto que você rascunhou alguma coisa sobre o Jim Morrison, mas não exatamente sobre o que mais intriga: a morte dele. *_*
Ah, mas já que você comentou Gabriela, essa fama de drogado do Jim Morrison é muito polêmica já que ele NUNCA foi preso por porte de drogas (acho que nunca deu tempo para alguma droga na mão dele), mas muita gente acha que era pura representação dele.
Enfim, um astro psicodélico.
Jim morrison, na minha opnião, concorre com Syd Barrett,John lennon e Jimi Hendrix(e em menor grau com Country joe Mcdonald) como rei da música psicodélica da década de 60.
Já em termos de poética a concorrencia é ainda mais pesada. Pois é a época de Bob Dylan, Paul Simon, Lou Reed e Neil Young.
Mesmo assim, é muito bom homenagiar esse símbolo da década de 60. Que representou com louvor todas as características de liberdade da época.
Há, só pra complementar, as teorias bizarras(pra caramba!) de que sua morte foi decorrente da influencia de magia negra.
Parabens pelo Blog, desejo muita inspiração há vocês.
Gabriel Caio
Correção: "opinião"
Nossa Gabriela,
voce faz um post desses e ainda pede desculpas!!
eu e que agradeço!
o Jim era demais!!
e o innicio do comentario do Gabriel nao poderia ter sido melhor, um dos reis da musica psicodelica da decada de 60.
grande genio!!
que voce tenha muitas inspirações como essa!
Bacana, Gabriela.
Morrison é dos grandes. Vale lembrar que tinha enorme ligação com a literatura. Aliás, o nome da banda é uma homenagem ao escritor Aldous Huxley - um dos ícones da psicodelia - que escreveu um texto chamado The Doors of Perception.
As tais portas da percepção devem ser abertas pelo uso químico.
Muito legal seu post. E a história (desmentida pelos pais) dos índios é ótima.
Postar um comentário