Na segunda parte da minha serie Psicodelia Underground, vou falar sobre o grupo Country Joe And The Fish que ganhou fama como banda de protesto, mas que em sua época era tido como um dos grandes grupos da cena independente da California. Entre seus feitos a criação de um dos hinos anti-guerra mais populares da segunda metade dos anos 60, o Folk-Rock "I -Feel- Like- I'm- Fixin'- to -Die", performaces memoráveis nos festivais de Monterey e Woodstock e algumas das mais bem feitas músicas da psicodelia californiana. Os integrantes do grupo correspondiam ao vocalista e guitarrista Country Joe McDonald(antes de mais nada, ele não tem relação com a famosa rede de Fast Food), o guitarrista solo Barry "The Fish" Melton que fundou a banda junto com Country Joe o que explica o nome Country Joe And The Fish, o baterista "Chicken" Hirsh, o tecladista David Cohen e o baixista Bruce Barthol. Estes músicos, que começaram tocando Folk e Country Music, fizeram sua estreia com o disco "Electry Music For Mind And Body", lançado pela gravadora independente Vanguard, que misturava Folk, Psicodelia da década de 60 e até Blues. Neste album pode-se notar que a banda tinha muito mais a oferecer ao público do que política radical, pois há faixas que versam a mulher sobre um ponto de vista psicodélico na canção "Grace"(cujo o titulo homenageia Grace Slick do Jefferson Airplane), viagens psicodélicas na canção "Bass Strings"(não me pergunte, eu não sei o porque desta música se chamar "cordas de baixo", visto que o baixo na música só faz a marcação), sobre absolutamente nada na faixa "Masked Marauder"(cuja a unica letra é La La La LA) e até intrumentais em Section 43. A aura política é ouvida em "Super Bird" que é uma "homenagem" ao então presidente Lyndon Johnson no blues Death Sound.


A banda consagrou de vez a fama de "politizada" no album seguinte "I Feel Like I'm Fixin' to Die" que contem o Hit que seria associado a banda durante toda a sua historia "The 'Fish' Cheer / I-Feel-Like-I'm-Fixin'-To-Die Rag", um dos mais bem sucedidos hinos anti-guerra do Vietnã e que seria imortalizado no festival de Woodstock, na faixa Country Joe canta a letra politizada como se fosse uma CheerLeader com o objetivo de satirizar a sociedade norte-americana. No mesmo album há a também política "The Bomb Song", a homenagem a Janis Joplin em "Janis" e o romantismo psicodélico de "Magoo".
O grupo foi imortalizado pelas suas performasses memoraveis onde no começo acompanhava outros grupos da psicodelia sessentista como Grateful Dead e Jeffersons Airplane. Posteriormente a banda passaria a dar apresentações com grande dominio de palco como no Filmore East(que rendeu um disco), em Monterey, e principalmente em Woodstock.
Os tempos atuais não foram bons para a memória da banda que hoje é vista como aquela que tocou "The 'Fish' Cheer / I-Feel-Like-I'm-Fixin'-To-Die Rag" em Woodstock no ano de 69, não obtendo a consagração histórica de comtemporânios como Grateful Dead e Jeffersons Airplane. Como exemplo o fato de que o disco "Electric Music For Mind And Body" que foi aclamado pela crítica da época como um dos mais bem acabados albuns da psicodelia, foi ignorado pela lista dos 500 maiores albuns de todos os tempos da revista Rolling Stone. Pode ser exagero meu, mas a mesma lista inclui gente como Eminem, N.W.A, Kiss e Sex Pistols(que considero bem mais farsa do que Punk). É uma pena, pois o Country Joe And The Fish era uma banda que foi muito alem da política e demonstrou ser merecedora de tanta atenção quanto seus conterrâneos famosos.
Na semana que vem o ultimo texto da serie Psicodelia Underground com Velvet Underground.
Abaixo dois videos de performesses do Country Joe And The Fish: I Feel like a Fixin To Die em Woodstock e Section 43 em Monterey.
Section 43-Ao vivo do Monterey Festival
I Feel Like A Fixin To Die-Ao vivo do Woodstock Festival
I Feel Like A Fixin To Die-Ao vivo do Woodstock Festival
5 comentários:
to gostando muito de ver você aqui, Gabriel.
é reamente uma pena que excelentes bandas como as da sua série fiquem em segundo plano e não sejam chamadas de "grandes".
Mas o que realmente importa é o grande trabalho que elas nos deixaram!
um abraço!
Country Joe é uma daquelas banda que aparecem para os meus ouvidos e desaparecem sem deixar muitos vestígios.
Entretanto, o quase NADA que eu sei de violão eu aprendi com músicas exatamente dessa banda^^
PS: Gabriel, o texto tá ótimo mas toma mais cuidado na hora de editá-lo^^
Cara valeu pela reforma, o texto ficou com esses espaços de linhas entre um parágrafo e outro gigantescos por causa das fotos.Valeu por consertar, pois eu não sei mecher direito nesse negocio de blog.
Eu nunca tinha ouvido falar nessa banda...
Legal mesmo.
Muito interessante.
Belo post, Gabriel.
Joe e o peixe merecem.
Postar um comentário