Eis aí uma polêmica, muitos o vêem como um instrumento de lazer ou, infelizmente,como coisa de desocupado.Sinceramente,não consigo ver o esporte como não sendo uma arte.Um drible bem executado no futebol,os movimentos perfeitos do corpo humano na Ginástica Artística ou no Atletismo,enfim,qualquer demonstração de habilidade e talento,que também são exigidos nas demais manifestações de arte.Só que o esporte não é visto geralmente assim,é sempre o trauma de uma grande parte de alunos,que,ao se depararem com a aula de Educação Física,inventam uma dor de cabeça aqui,uma câimbra acolá para deixar de participar dessa aula tão insuportável e assim desde o colégio,as pessoas vão assimilando o esporte como tortura e quando crescem,passam a vê-lo como algo periférico,um entretenimento,JAMAIS uma arte.
E digo mais, como toda arte,o esporte é uma arma de inclusão social,porém com mais eficácia, pois seu mercado,sedento por novos valores,recebe investimentos pesados e se renova mais rapidamente do que qualquer outro,ou seja,além de tudo ele contribui para o desenvolvimento de uma nação.
OFF:
Bem,me apresentando, sou Murilo e me desculpem pela postagem pequena,é que eu ainda estou me acostumando a ter blog . Vejam esse vídeo e me digam se isso não é arte...
sábado, 29 de setembro de 2007
SERIA O ESPORTE UMA ARTE?
Assinar:
Postar comentários (Atom)
4 comentários:
Hua,
eu já assassinei muita aula de educação física.
Mas,
eu acho que o Esporte no Brasil só tem dois caminhos: a adoração exarcebada ou a ignorância completa. Eu acho que falta para o brasileiro encontrar um média entre a adoração e o desprezo.
Aliás,
parece que querem colocar Dança de Salão como Esporte Olímpico. Aí, será realmente tênue a linha entre Arte e Esporte.
não chooore Murilinho...
estou aqui para comentar no teu post também!
Porque você sabe que esporte é comigo mesmo. (Deus tá vendo!)
Concordo com você quando diz que as aulas de educação física são uma lástima.
Tem os que amam o esporte e os que matam as aulas no banheiro (ham?).
Para os que não simpatizam com modalidade alguma, deveriam ser aplicados os exercícios aeróbicos simples, e deveria ser discutida a questão da saúde. Mas não...se você não gosta de futebol,basquete,volei ou handebol, te mandam pra coordenação ou para a biblioteca! Fazendo com que a distância entre o sedentário e o exercício físico aumente.
Murilo, não vejo o esporte como arte, embora eu saiba que o raciocínio e a inteligência sejam a base dele.
E a ciência? É arte também? A questão leva a boas discussões. Os malabarismos de Ronaldinho, os pulos de Kobe Bryant, a velocidade dos queninos...isso é arte ou fruto de um treinamento exaustivo?
Valeu o post. Há muito o que se discutir.
Grijó,realmente,há muito o que se discutir.
Não creio que o esporte seja fruto de um treinamento exaustivo,pois os atletas já nasceram com o talento e o treinamento vem como uma forma de lapidar,assim como um ator ensaia a peça,um músico ensaia com seus instrumentos e uma bailarina ensaia sua coreografia.
Concordo com você que o raciocínio e a inteligência sejam a base dele juntamente com o mais importante:habilidade,o que,na minha opinião,exclui a ciência como sendo arte,pois um cientista para descobrir algo necessita de um profundo estudo e inteligencia,nada mais.
Enfim,esse é um assunto bastante polêmico e a discussão sempre haverá.Muito obrigado,valeu mesmo pelo seu comentário.
Postar um comentário