
"Sua mensagem de paz pemanece até hoje", essa é a frase que as pessoas falam quando é mencionada a influencia de John Lennon no mundo atual. Hoje em dia, John Lennon é sempre lembrado pela mídia e pelo público como um cara que iniciou carreira cantando sobre amor, mergulhou de cabeça nas filosofias dos anos 60, revolucionou a música POP, se rebelou contra a guerra do Vietnã junto a Yoko Ono e morreu como um homem de família. Sua música reflete o que era o compositor: Hinos de paz, canções de amor e letras inteligentes. Mas John Lennon é raramente lembrado como o cara viciado em drogas pesadas como a heroina, que maltratava a primeira esposa fisicamente e psicologicamente, que traiu em publico a segunda esposa (Yoko Ono), pai ausente e traumatizado com o abandono familiar. John era um personagem extremamente humano. Há muitas musicas que revelam essa outra personalidade esquecida de John Lennon, vão dos Beatles até sua carreira solo.
Na faixa Help! do disco homônimo, Lennon pede ajuda e desabafa sua insatisfação com a vida de celebridade, o que inclui as turnes cansativas e barulhentas que os Beatles, posteriormente, eliminariam de sua agenda. No disco Rubber Soul, que iniciava a segunda fase dos Beatles, John Lennon falava de sexo indiretamente em Norwegian Wood, uma das grandes composições do disco. No disco Revolver, John aconcelha o ouvinte com problemas a procurar um certo Doctor Robert, um médico que dava anfetaminas aos pacientes, foi o primeiro contato de Lennon com drogas. Nos discos Sgt Pepper Lonely Hearts Club Band e Magical Mistery Tour, John brincou com a imaginação dos fãs em Lucy in the Sky of Diamonts (iniciais:LSD) e I am the Walrus. No White Album, John prestou a primeira de muitas homenagens a sua mãe em Julia, morte em um acidente de carro. No ano de 1969, John mostrou duas de suas composições mais sombrias: I Want You( She`s so Heavy) e Cold Turkey. A primeira tem apenas como letra as seguintes frases: " I want you/i want you so bad, baby!" e " She´s so heeeaaaavy!", que é banhada com uma melodia tensa com direito a orgãos, guitarras de John e George, uma das melhores linhas de baixo de Paul McCartney e sintetizadores, a música ora reflete o uso de heroina, ora uma noitada com Yoko Ono, para alguns foi o primeiro heavy metal da história, a faixa foi incluida no album Abbey Road . Já em Cold Turkey, John descreve os tempos em que lutava para deixar a heroina, a faixa possui um poderoso Riff de guitarra e letra bastante tensa que culmina com os gemidos de sofrimento do beatle, a faixa foi recusada pelos outros membros da banda, o que forçou John a gravar com os músicos da Plastic Ono Band.
Na carreira solo (ou com Yoko, como preferir), John passou a frenquentar as sessões de terapia primal do Dr. Arthur Janov, que resultou no disco Plastic Ono Band que possui músicas sobre o abandono familiar(Mother), morte da mãe(My Mummy´s dead) e sobre ceticismo(God). No disco seguinte Imagine, que contem o manifesto pacifista (ou comunista, como preferir) homônimo, John declara guerra ao ex-companheiro Paul McCartney em How do you Sleep. Na música estão versos nada amigaveis a respeito de Paul do tipo: " A unica coisa boa que você fez foi Yesterday/Hoje você está mais para 'Another Day' " ou " O som que você faz soa como Muzak* nos meus ouvidos". A desculpa de John era que Paul sempre o atacava sutilmente e aquela seria a resposta.
John lennon sem sombra de dúvidas era um gênio musical, mas ignorar seus defeitos- que geraram um trabalho tão genial quanto as qualidades-é no minimo um erro que o tempo não reparou. Para finalizar, ele era tão santo quanto Keith Richards.
Obs: Meu nome é Gabriel Caio, entrei recentemente no casarão por convite de Murilo e Daniel , essa é primeira vez que escrevo num Blog, espero que gostem.
*Muzak: Música de elevador
10 comentários:
É bom saber que Jonh Lennon também errava hehehe,aquela imagem pacifista dele nunca me agradou,parecia um hipie que não deu certo,não condizia com a genialidade que ele expressava em algumas letras.
Se por um lado é ruim saber que ele tomava atitudes lastimáveis como bater na mulher,por outro é bom saber que ele estava sujeito a erros como qualquer ser humano,isso aproxima ele de nós....quem sabe um dia eu não chego lá hehehe
O aperitivo humano são os erros que os mesmos comentem. Desde Beatles, Lennon já deixava claro a sua condição de pecador primordial (sem alusões à Igreja, por favor), agravando-se com o tempo em suas músicas, por sinal, focadas no que estava errado, e não no certo (vide a própria Imagine).
Mas que o Lennon batia na mulher, isso eu não sabia¬¬. E concordo com o Murilo: a imagem total do Lennon para leigos em geral é a do Hippie que deu certo.
Bom texto, Gabriel.
Arguto, direto. Mas vc, em alguns momentos, faz parecer que Lennon não teve uma importância gigantesca para a música. Não estaria vc sendo injusto? Quanto ao lado negro, ual artista não o possuiu? Aliás, ainda bem que os artistas dispõem das discrepâncias de seus lados obscuros.
Lennon & McCartney fizeram, a meu ver, a melhor música pop que já houve.
Seja bem-vindo ao casarão!
olá rapaz. Bom te ver por aqui.
Acho esse assunto muito delicado, quando se fala de músicos de grandes influência para a música, tanto internacinal como nacional.
Como situação de caetano velozo que agora canta "ela foi mó rata comigo" e antes no tropicalismo mostrava todo o seu desempenho musical.
Mas John Lennon sem duvida é um ótimo compositor, e claro que tem seus defeitos, e acho importante como vc fez agora resalta-los. As pessoas nunca são o que parecem.
seja bem vindo.
Ola Gabriel!
seja bem vindo ao casarão!
e nao posso deixar de dizer que seu texto se encaixa perfeitamente ao nosso blog, que só tem a ganhar com sua presença!
muito bom texto. Sabia que Lennon não era o santo que parecia, mas nãõ sabia tanto assim!
um abraço!
Pô Grijó, eu sei que os Beatles são os maiores compositores de música POP que existe. Meu objetivo era mostrar que John tinha mais a mostra do que aquilo que as pessoas estão acostumadas a ouvir dele. Logo no final do texto explico que em qualquer ocasião ,seja estando bem ou mal, ele sempre era genial e inovador.
Obrigado a todos pelo convite.
Confesso Gabriel que não conhecia esse lado sombrio de John Lennon. Talvez John Lennon tenha criado um novo lado, um ''lado pacífico'', para se redimir? Não tenho certeza disso, mas faz sentindo. Para mim ele é fantástico e sempre será. Quanto aos erros que ele cometeu, e que por sinal foram graves, acredito que já foram esquecidos por muitos.
É bom ter você Gabriel postando aqui no blog. Muito legal.
O outro lado de Lennon não dever ser esquecido
Não adianta nada falar de paz e amor (sem Cristo) depois de ter influenciado milhões de jovens a serem viciados em drogas, rebeldes e desrespeitosos aos pais e as autoridades. Antes da desgraça dos Beatles e dos Rolling Stones havia ao menos um conceito de família e respeito. Estes 9 arautos da NOVA ERA estragaram a humanidade. Músicos medíocres de estúdio com suas letras compostas sob o efeito de drogas como cocaína e heroína. O pior de tudo é que existem pessoas que chamam os Cristãos de fanáticos, mas na verdade os fanáticos são eles mesmos que adoram um bando de roqueiros débeis mentais que não respeitavam nem a si próprios se autodestruindo.
Dê uma olhada e vejam se esses ingleses tinham competência pra
fazer o estrago que fizeram ou se havia algo por trás os usando como marionetes ridículas. A cada dia fica mais claro que a maior estratégia de Satanás é fazer com que as pessoas não acreditem na sua existência.
Jesus sempre ensinou que deveríamos honrar os nossos pais, as
Autoridades (independente de serem merecedores ou não). Ensinou que deveríamos respeitar nossos cônjuges e entendermos a importância de uma família bem estruturada nos bons costumes e na santidade. Ele sim é que merece adoração pelo seu amor e a sua bondade. Se fizermos o que Jesus nos ensina poderemos provar a verdadeira paz. Isto é algo que podemos fazer individualmente nos nossos lares ou com nossos amigos e familiares, não precisamos nos justificar com os erros das religiões e nem nos encantarmos com ídolos ou falsos deuses.
Jesus nos pergunta:
Mc 8:36 Pois, que aproveitaria ao homem ganhar todo o mundo e perder a sua alma?
Ah Marco tem dó, Jesus ensinou a respeitar autoridades - merecedoras ou não-???
Vc acha mesmo que a rebeldia e a contestação de valores familiares só surgiu com Beatles e Rolling Stones???
Vc provalvelmente se esquece que entre esses seus tão cultuados"valores familiares" sempre estiveram coisas como Racismo, Xenofobismo,ódio religioso, etc a serem ensinados de pai pra filho, não raro "dentro dos princípios da moral cristã"
Vc não entende que drogas sempre existiram, e que se agora são um problema social grave, é em razão do fácil acesso a elas advindo da tecnologia, não é por causa dos Beatles, camarada.
Faz um favor pro mundo e fica quieto amigo, o Diabo está é nos olhos de quem vê
sou muito de John Lennon e dos Beatles, mas nunca vi John como um "santo" ou um "deus sagrado e pacifico" como muitos acham que ele é. Que ele tinha seus erros e seus problemas psicologicos todo mundo ja sabe,afinal ele é um ser humano; e o fato de bater na mulher não é algo assim supeeeeeeeeeeeeeeer errado,um absurdo. Lógico que hj em dia,isso ja se tornou um crime praticamente,mas naquela época.. uma vez, quandoo eu era criança, vi meu pai dar um tapa na minha mãe, mas nem por isso deixo de ama-lo, afinal todo mundo erra e por isso mesmo nem adianta ficar apontando o dedo só pra os defeitos do ser humano..
Postar um comentário