quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Julie London

Aproveitando a dica do prof. Grijó, vou falar de uma das musas do jazz, Julie London, que além de cantarora era atriz. Julie não é tão conhecida quanto Ella Fitzgerald ou Sarah Vaughn, porém sua voz é belíssima. Suas interpretações mais conhecidas são: "Fly me to the moon", e "Cry me a river" ,que vendeu 2 milhoes de cópias e faz parte do soundtrack do filme V for Vendetta (V de Vingança) lançado em 2006. Ela gravou ao todo 32 discos e fez muitos shows de sucesso, inclusive no Brasil, onde veio em 62 para apresentação no Golden Room do Copacabana Palace. Durante três anos seguidos foi considerada a melhor cantora americana pela revista Billboard. O motivo fica claro ao escutar suas músicas, sua voz é suave, belíssima! O interessante é a mistura de instrumentos que são usados nas músicas, que dão uma sonoridade totalmente diferente do clássico jazz e blues. Um bom exemplo é a música "Light my fire", que começa com uma flauta transversa, logo um piano começa forte com tambores e violão bem marcados e secos, e a música segue harmonicamente com outros instrumentos que dão um toque todo especial à música. É exatamente isso que eu gosto nas músicas dela, são músicas que misturam instrumentos pouco usados no seu estilo.

Sempre que ouço Julie cantando penso em como ficaria lindo ela cantando com Frank Sinatra e Tom Jobim, a combinação deveria ser perfeita. Julie chegou, com toda graça e beleza, ao nível das grandes divas, que eram na sua maioria negras, e até hoje faz sucesso seja em trilhas sonoras de filme de hollywood, ou em versões de cantores mais novos.

Postagem escrita ao som de:

Fly me to the moon -- (Julie London)
Light my fire -- (Julie London)
The more i see you -- (Julie London)
Hushabye mountain -- (Julie London)
Days of wine and roses -- (Julie London)

3 comentários:

tfcb93 disse...

Juliana, Julie London tem mesmo uma voz suave e muito bonita, gostei de fly me to the moon, parece uma mistura de Jazz com um pouco de música caribenha. Também já ouvi uma outra versão de Fly me to the moon no final do anime Neon Genesis Evangelion.

Juh Louzada disse...

Ela é realmente muito boa! Tenho esta versão do anime, mas não gosto muito. Vale a pena aconferir outras músicas, ela tem um grande acervo, inclusive de músicas natalinas.

Cinéfilo disse...

Julie London, Helen Merrill, Annie Ross, Anita O'Day, Grethe Kemp, Blosson Dearie, Peggy Lee, Diane Schurr, Rosemary Clooney e Frances Fay deram o toque branco ao jazz.
São cantoras de excelência, musas musicais que o tempo não apagará. Ao contrário: só vêm confirmar a esplêndida natureza da voz.

Julie é das minhas branquelas preferidas.